Noivo se separa da noiva duas horas após o casamento – prepare-se para o choque O casal tinha um acordo pré-nupcial rigoroso que proibia a publicação das fotografias do casamento nas redes sociais, afirma o irmão da noiva. Um homem da Arábia Saudita pediu o divórcio à sua nova noiva apenas duas horas após o casamento, depois de descobrir que ela havia publicado fotografias do evento nas redes sociais.
O noivo anônimo separou-se da mulher ao saber que ela tinha enviado fotografias do casamento aos amigos no Snapchat, violando uma cláusula rigorosa do acordo pré-nupcial que proibia o compartilhamento de imagens nas redes sociais.
O irmão da noiva disse ao jornal saudita Okaz: “Havia um acordo pré-nupcial que proibia a utilização de aplicações de redes sociais como Snapchat, Instagram ou Twitter para publicar ou enviar fotografias, que ela assinou. Foi incluído no contrato de casamento e tornou-se vinculativo. Infelizmente, minha irmã não honrou o compromisso e usou o Snapchat para compartilhar fotografias da cerimônia de casamento com sua amiga”.
A família da noiva argumentou que o marido estava sendo muito rigoroso, mas a família dele afirmou que ele tinha o direito de pedir o divórcio.
De acordo com a lei saudita, os homens têm o poder unilateral de se divorciar de suas esposas sem qualquer fundamento legal – de forma imediata. Por outro lado, as mulheres precisam do consentimento dos maridos ou do poder judicial para dissolver o casamento e perdem a custódia dos filhos se estes forem maiores de idade. A taxa de divórcio na Arábia Saudita é elevada, com mais de 50% dos casamentos se desfazendo.
Cerca de metade desses divórcios ocorrem entre recém-casados, segundo um jurista saudita. Ahmad Al Maabi disse ao Daily Mail: “Os mal-entendidos, as diferenças de pontos de vista e a abordagem fácil do casamento sem uma apreciação profunda das responsabilidades estão entre as principais causas de divórcio entre os jovens. Os casamentos estão condenados ao fracasso quando não existem bases sólidas ou confiança”.
Os homens e mulheres que não se relacionam são mantidos à parte, de acordo com as rigorosas regras morais da teocracia wahabista, então os casais raramente se conhecem – ou, por vezes, nem sequer se encontram – antes do casamento. No passado, houve numerosos relatos de um homem que se divorciou de sua nova mulher em frente ao fotógrafo do casamento depois dela ter tirado o véu pela primeira vez e de outro que se divorciou de sua mulher de dois anos depois de ela não ter respondido à sua mensagem.